O projeto


O Mesa Inclusiva tem por objetivo fomentar o conhecimento técnico das preparações culinárias inclusivas, como a sem glúten e a sem lácteos, aliadas à tradicional, de modo que possamos compará-las e entender que elas podem ou não ser semelhantes devido às substituições de ingredientes, mas que também são agradáveis ao paladar.
Além de se demonstrar a diversidade alimentar com qualidade, ética e compromisso com as informações, baseado em técnicas e em dados científicos e empíricos, as aulas irão unir a saudabilidade com a palatabilidade, fazendo com que os alunos passem a ter independência em suas escolhas alimentares, não ficando refém dos alimentos ultraprocessados ​​que são ofertados para esse público que necessita de uma alimentação inclusiva.
O projeto nasce da necessidade de se ter um maior diálogo e conhecimento sobre essas questões devido à carga horária insuficiente e o não aprofundamento da culinária inclusiva dentro dos cursos de Gastronomia e Nutrição. Sendo assim, o Mesa Inclusiva pretende preencher essas lacunas dentro da formação dos futuros profissionais da área da alimentação auxiliando nessa construção do saber.

Missão: fomentar o conhecimento técnico de preparações culinárias inclusivas com embasamento técnico e científico.
Visão: se tornar uma rede de estudo que amplie os conhecimentos de futuros profissionais da área da alimentação, como a Gastronomia e a Nutrição, acerca da alimentação e preparos inclusivos.
Valores: ética, respeito, integridade, responsabilidade e qualidade educativa, comprometimento e confiança.

"A culinária é uma das maiores expressões do comportamento humano, do saber humano, da criatividade humana, muito do saber humano está naquilo que você come." Gilberto Freyre