Substituição do ovo por ingredientes de origem vegetal em bolo

O mundo da culinária inclusiva é uma ciência a parte, e hoje já podemos encontrar bolos sem o uso de ovos que são substituídos por ingredientes de origem vegetal. Assim, contemplando quem não pode ou não querer consumir alimentos de origem animal.


Os ovos podem ser substituídos por chia ou semente de linhaça moída (formando uma mucilagem, ou seja, um gel), purês de frutas (banana, maçã) ou legumes (batata doce, abóbora), gomas guar e xantana, uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio e até aquafaba (água residual do cozimento de leguminosas, como grão-de-bico, ervilha, feijões e soja), de modo que podem contribuir com muitas características tecnológicas e funcionais. Sabia?
Por falar em aquafaba, nos a estudamos desde 2017. Caso você queira ver uma apresentação online (webinário) que apresentamos no Sig-Dietética com o título de "A contribuição da aquafaba de grão-de-bico para a dietética contemporânea", clique aqui. Além da nossa participação, participaram a a nutricionista e mestranda Nathália Valentim e a nutricionista Thaís Neves-Gonçalves, que tamvém fazem parte das pesquisas com a aquafaba - pesquisas essas orientadas pela professora Semíramis Domene.

Referência bibliográfica:
MONTEIRO, R. P. B. Desenvolvimento de técnicas de pastelaria para a produção de produtos isentos de leite, ovos e glúten [dissertação de mestrado]. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2017.

Um beijo,
Cristiane e Victor :)

Comentários